domingo, 21 de fevereiro de 2010

NOSSA IDENTIDADE
Jesus sabia vinha de Deus e que era hora de voltar para Deus. Então lavou os pés dos discípulos. E disse que seremos felizes se fizermos o mesmo.
João 13

As grandes perguntas que a humanidade faz, a respeito de onde viemos e para onde vamos, encontram em Jesus uma resposta. E o resultado prático de se encontrar respostas como essas está na maneira como nos relacionamos com nosso mundo exterior. Nossas relações pessoais, nossa construção político-social, a administração dos recursos do Planeta, tudo é derivado da resposta que damos a cada uma dessas questões.

Jesus sabe de onde vem, do Pai. E sabe para onde volta, pra casa. Sua transcendência está fortemente ancorada nisso. Esta é sua identidade e quanto mais forte é a identidade existencial de uma pessoa, mais livremente ela transita em toda a temporariedade que é sua história.

Nada a diminui de sua dignidade essencial, por isso pode servir a todos e qualquer um sem precisar derivar sua identidade das medidas de sucesso dos homens. Assim Jesus lavou os pés dos discípulos.

Livre das necessidades de reconhecimento a partir das aparências e vaidades, uma pessoa tem suas capacidades ativadas a fim de realizar o melhor de seu potencial no mundo. Jesus lavou-lhes os pés porque era isso que precisavam naquela hora.

E sabendo que pertence ao Pai, que pra ele voltará, uma pessoa permanece fazendo o bem, que é a essência de quem vem de Deus, mesmo quando não recebe gratidão ou ainda é injustiçado, como quem faz aos homens, sabendo que é Deus quem recebe. Jesus amou-os até o fim, mesmo sabendo que iriam traí-lo e negá-lo.

Jesus ainda disse que seremos felizes se experimentarmos esse nível de transcendência.

©2010 Alexandre Robles
Siga-me www.twitter.com/alexandrerobles

Nenhum comentário: